domingo, 6 de agosto de 2017

APARELHOS MÓVEIS

Aparelhos de Ortopedia Funcional dos Maxilares - Móveis por excelência

 

Chamamos os aparelhos de Ortopedia Funcional dos Maxilares de aparelhos móveis porque são exatamente isso - móveis!

 
Aparelho Bimler A1

Não só porque podem ser retirados e recolocados por nós mesmos, mas também porque são praticamente soltos dentro da boca, diferente dos removíveis, que ficam presos a cada arcada mesmo quando abrimos a boca.

 

Esse tipo de aparelho ortopédico funcional, tem uma indicação precisa, isto é, aplica-se especialmente aos tratamentos de crianças, mormente na fase de estirão de crescimento, quando estão na fase de dentição mista.

 
Dentição Mista

RX Panorâmico - Dentição Mista

As forças intermitentes que esse tipo de aparelho produz é especialmente salutar para movimentar dentes decíduos, conhecidos como dentes de leite que nesta fase já não são tão jovens assim e são forças seguras para movimentar também dentes permanentes, estes sim muito jovens neste momento e ambos pertencendo a uma mesma arcada, daí dentição mista. 



Simões Network - SN
 
Outro dado importante é que os tratamentos feitos através das Técnicas Ortopédicas Funcionais tornam praticamente impossível a produção de sequelas, tão comuns de serem encontradas após tratamentos ortodônticos.

Planas Simples
 

Costumo alertar os pais para o fato de os aparelhos desse tipo ficarem completamente soltos dentro da boca, o que não significa que não estejam agindo, pois é exatamente desta forma que funcionam melhor, e conforme falamos e engolimos deixamos o aparelho fazer pequenos movimentos que se traduzem em estímulos intermitentes muito poderosos, porém saudáveis.

 

 

Os diversos aparelhos de ortopedia funcional, tais como os aparelhos de Bimler (do alemão Hans Peter Bimler), de Planas (do espanhol Pedro Planas), ambos falecidos ou ainda da Simões ( da brasileira Wilma Alexandre Simões) entre outros, utilizam-se das chamadas mudanças posturais da mandíbula para desencadearem o processo de correção da mordida.

 
Dr. Hans Peter Bimler

Brinco também, comparando este tipo de tratamento com o famoso sistema operacional dos PCs, o  WINDOWS, pois como ele, são aparelhos multitarefas, porém com a vantagem de nunca "travarem". kkkkk

 

Brincadeiras à parte, vale ressaltar que a filosofia por trás do tratamento através das Técnicas Ortopédicas Funcionais é realmente distinta da filosofia ortodôntica, tanto que os especialistas acabam se dividindo entre Ortdontistas e Ortopedistas. 

 
Dra. Wilma Alexandre Simões

 

Para simplificar e me fazer entender, penso que a analogia seja uma boa proposta: Imagine que os aparelhos de Ortopedia Funcional dos Maxilares funcionem como um "abre alas", direcionando o crescimento das arcadas e facilitando a erupção dos dentes nos lugares ideais. Talvez ai o motivo de tratamentos com aparelhos ortopédicos funcionais levarem pelo menos 3 anos, pois dependemos de crescimento. Mas também podemos dizer que a estabilidade de seus resultados é inigualável, já que uma vez crescidos, não podemos simplesmente encolher!

 

Como profissional da área, defendo que o ortodontista deve dominar diversos tipos de mecânicas além de diversas filosofias de tratamento, a fim de que possa escolher qual delas é a melhor opção para tratar o caso que se lhe apresenta.

 
 Assim, existem aparelhos que são excelentes alinhadores dentais, porém nada eficientes na correção de sorrisos ditos "limpa trilhos". Outros que são excelentes para corrigir mordidas profundas, aquelas que escondem totalmente os dentes inferiores, mas muito fracos pra correção do degrau entre as arcadas. É muito triste ver profissionais que ainda insistem em resolver tudo com apenas um tipo de terapia, ou mesmo um único tipo de aparelho, aquele que ele pensa que sabe usar.

  

Só para se ter uma ideia, falando dos aparelhos fixos, temos algumas mecânicas, desde as mais antigas como a mecânica "edwise", que depois evoluiu pra mecânica "straight wire", a mecânica de Begg, a chamada Bioprogressiva de Ricketts para somente citar algumas. 

 

Ainda dentro de cada mecânica destas, temos as diversas prescrições de brackets (o aparelho propriamente dito), tais como as prescrições de Roth, MBT, Capelosa, Benvenga ... cada qual mais eficiente pra esta ou aquela individualidade do caso. E como ficamos se o profissional não domina pelo menos algumas delas? Some-se a isso outros ingredientes, tais como os aparelhos estéticos, que obviamente não são feitos de metal e sim de policarbonato, cristal de safira etc... que por sua vez, não endereçam os dentes para seus devidos lugares da mesma forma que os de aço inoxidável.

 

 

Apelando mais uma vez para a analogia, seria muito fácil se tivéssemos um único remédio para todos os males, ou então um único aparelho para qualquer tipo de dente torto. 

Um diagnostico bem feito é o primeiro passo para um tratamento eficiente!

 

 

 

Se você usa um destes aparelhinhos de Ortopedia Funcional, aqui vão algumas dicas pra você tirar maior proveito de seu tratamento:

  Use o máximo de tempo possível, isto é, você vai dormir de aparelho e passar o dia com ele na boca, tirando apenas para comer e para escovar os dentes.

 Tente falar segurando a aparelho com os próprios dentes, assim ele atua nas duas arcadas com maior eficiência.

Seu aparelho precisa ser escovado tanto quanto seus dentes, o que pode ser feito com a própria escova de dentes e creme dental.

 

 

    Nunca enrole seu aparelho em guardanapos, pois essa é a receita certa para perdê-los. A caixinha é o lugar certo para protegê-lo de perdas e quebras.

 Saiba que este aparelho não deve provocar ferimentos e nem deixar seus dentes doloridos. Obviamente que algumas marcas de uso podem aparecer, mas ferimentos não!

 Agora então, só me resta desejar-lhe BOA SORTE!!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TO BE MISUNDERSTOOD

  Ser mal compreendido ou ser incompreendido são apenas complementos um do outro.  Se te pergunto afirmando que o nosso problema é que acord...