quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Ortodontia: o que temos para hoje?

    Hoje em dia, nesses tempos de pandemia que temos vivido com tantas novidades, estamos também vivendo o "boom" dos alinhadores ortodônticos. Me refiro especialmente aos da Invisalign, empresa americana com fábrica no México e laboratórios na Costa Rica



A propaganda de divulgação é agressiva, artistas famosos endossando as propriedades do tratamento através dos alinhadores Invisalign, que chegam como mostra a imagem abaixo. 


Diversos saquinhos contendo os alinhadores na sequência exata para endereçar os dentes à posição programada pelo ortodontista.





Os profissionais credenciados, ortodontistas de preferência, precisam estudar o programa de manipulação desenvolvido pela Invisalign, aliás, programa que conta com um dos melhores algoritmos, senão o melhor, na simulação digital dos movimentos que biologicamente podem ocorrer. Após o credenciamento e cursos, tornam-se os chamados



O atrativo é grande, pois se propõe substituir os tradicionais aparelhos de brackets metálicos por aparelhos estéticos, removíveis e confortáveis de usar.


Embora o preço seja salgado para nó brasileiros (só o custo em relação aos aparelhos tradicionais é pelo menos umas 10 vezes superior) estamos vendo a franca expansão de tratamentos com essa mecânica.

A própria Empresa Invisalign, percebendo as dificuldades de custo para o brasileiro, promoveu diversas parcerias de financiamento com bancos e disponibilizou também o parcelamento direto.

Ortodontia sempre foi sinônimo de tratamento de elite e estava deixando de ser, volta agora às suas origens revivendo os velhos tempo$. 

Os planos de saúde odontológicos que já estavam cobrindo tratamentos ortodônticos excluem os tratamentos com alinhadores Invisalign.


Já não era sem tempo de surgir mecanismos alternativos às mecânicas ortodônticas centenárias e embora não tenhamos chegado a meu sonho de consumo (já contei aqui em outro artigo) que é uma poção do Prof. Snape, aquele do filme de Harry Potter, que magicamente movimentaria dentes criando belos sorrisos, o tratamento com alinhadores já é uma grande evolução!

Normalmente quem já passou por um tratamento ortodôntico e precisa de um retoque, sempre pensa em alinhadores


A concorrência dos planos de saúde, que por seu poder financeiro, embora não cubram tratamentos com alinhadores, conseguem repassar aos pacientes praticamente o custo do sistema, ficando apenas com a receita das manutenções, já que repassam muito pouco aos profissionais contratados.
Embora seja uma inversão de valores a empresa que capta clientes ser melhor remunerada que o profissional especializado, é o entendimento do mercado que diz que é possível compensar essa perda do profissional com volume de trabalho. Só não se pode esquecer que seres humanos não são máquinas e têm produtividade limitada. Muitas vezes na ilusão de muito produzir, produzem muitos insucessos também.

Aproveitando a receita empresarial, profissionais experimentados têm conseguido repassar apenas os custos do sistema, de maneira a facilitar a vida de seus pacientes e se sustentar das chamadas manutenções, mas sem a pressão dos empresários da saúde por aprovar rapidamente tratamentos muitas vezes sem os devidos cuidados de estudo e planejamento que tem provocado tantos insucessos nessas paragens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TO BE MISUNDERSTOOD

  Ser mal compreendido ou ser incompreendido são apenas complementos um do outro.  Se te pergunto afirmando que o nosso problema é que acord...