terça-feira, 12 de junho de 2012

Nossa querida "Língua Portuguesa"

Nossa Língua Pátria pode ser muito incisiva, até mesmo canina, mas o importante é ser prudente e usá-la sempre com muito siso.



Esta simples brincadeira com palavras dá uma mostra de como é rico nosso idioma. Apesar da diversidade, muitas pessoas têm dificuldade em usar palavras novas, ou por não saberem seu significado exato, ou por não terem certeza de sua grafia, ou ainda por não saberem encaixá-las em um contexto.


 "Incisivo", por exemplo, traz os significados: como adjetivo, pode ser "algo que corta ou próprio para cortar", "decisivo, pronto, direto, sem rodeios" ou ainda "cortante, penetrante"; como substantivo, é o nome de um grupo de dentes da boca.


Já a palavra "canino" pode ser usada como adjetivo (de cão) ou como substantivo (referindo-se ao dente). "Prudente", por sua vez, refere-se apenas a uma pessoa "moderada e comedida, com siso".


Sisos sem siso! kkkkk


Por fim, "siso" é uma das palavras que geralmente causa confusão. É um dente da boca, mas também significa "bom senso, juízo, tino, prudência, circunspecção".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TO BE MISUNDERSTOOD

  Ser mal compreendido ou ser incompreendido são apenas complementos um do outro.  Se te pergunto afirmando que o nosso problema é que acord...